Porque gerar leads é importante para a sua empresa - Blog do Guia Taubaté - Guia de Empresas, Notícias, Agenda e muito mais

Porque gerar leads é importante para a sua empresa

Em um mundo cada vez mais ditado pela evolução da tecnologia, destacam-se no mercado empresas que acompanham tais transformações. Entre essas novidades dos dias atuais, estão a automação de processos e a convivência diária com os consumidores.
Publicado em 1 de Agosto de 2022
Imagem Porque gerar leads é importante para a sua empresa

Em um mundo cada vez mais ditado pela evolução da tecnologia, destacam-se no mercado empresas que acompanham tais transformações. Entre essas novidades dos dias atuais, estão a automação de processos e a convivência diária com os consumidores.

Hoje, além dos produtos, as pessoas buscam conteúdos, seja em blogs, sites, redes sociais, aplicativos e lojas virtuais. Pensando nisso, vamos listar aqui as importâncias de se buscar leads (possíveis clientes) e não mais ficar esperando até que eles procurem seu serviço.

O que é um Lead?

Um lead nada mais é do que uma oportunidade de negócio ou, como também chamado no marketing digital, “prospects”. São pessoas interessadas em comprar um produto ou serviço, mas que não se sentem preparadas para receber uma oferta.

Parece confuso? Vamos simplificar: além do ato da venda, é preciso investir na relação com o comprador, com o objetivo de um relacionamento duradouro entre indivíduo e marca.

Na era digital, o consumidor precisa muito mais do que apenas se encantar pelo produto na “vitrine”: é necessário de confiança na marca para concluir a venda.

Por que a sua empresa precisa aprender gerar leads urgentemente?

Você já reparou que bancos, empresas de telefonia e outros segmentos vêm adotando ferramentas que buscam interagir mais com o consumidor?

Esse processo comunicacional faz parte das inovações tecnológicas, que transformaram a relação entre empresa e cliente.

Hoje, os usuários não desejam somente receber mensagens, mas também querem interagir com as empresas que escolheram para fazer a compra.

Por conta disso, a recomendação é gerar leads, fazendo com que novos consumidores sejam conquistados e fidelizando aqueles que já compraram o produto.

O que motiva um visitante a se tornar um lead?

Um conteúdo de qualidade é a solução para a pergunta acima. Mas vamos explaná-la com um exemplo para que você entenda melhor: André adora gastronomia e deseja melhorar o preparo de massas. Ele então busca alternativas para isso na internet e encontra um artigo com o título “15 dicas na hora de preparar massas”.

Depois de ler o texto, aparece a opção de assinar o newsletter – boletim informativo – do blog para receber outros conteúdos sobre gastronomia na caixa de entrada do e-mail. Dessa forma, André deixa de ser apenas um visitante e se torna um lead.

Agora, não pense que um simples texto concretizará essa conversão. Você precisa fazer o cliente acreditar que você tem mais a oferecer e, para isso, um conteúdo de qualidade é o caminho para uma percepção de utilidade por parte do interessado.

Outros elementos, como a Experiência do usuário (UX), a qualificação da chamada para a ação e a adequação à persona, são exemplos de valores que contribuirão nessa conversão de visitante em lead.

Como gerenciar leads?

Todo cuidado é pouco na hora de gerenciar os leads. Com a impossibilidade de executar ações individuais para eles, passam a ser indicadas ferramentas, que auxiliarão durante o processo, passando a sensação de algo exclusivo.

Uma dessas alternativas é a CRM (Customer Relationship Management), que reúne tecnologias voltadas ao monitoramento de clientes. Com elas, é possível analisar como está a relação com a pessoa que está comprando o seu produto.

Nessas ferramentas, são reunidas informações sobre as pessoas, como: nome, endereço, empresa, localização, telefone, número de funcionários e outros dados recolhidos através de formulários.

Resumidamente: são softwares que reúnem informações necessárias para manutenção e o reforço de relacionamento com os clientes.

Como atrair e adquirir leads na internet (alguns exemplos)

  • Guia de Empresas

    Para que a sua empresa seja encontrada de forma simples e objetiva na internet, nada melhor do que estar em um Guia de Empresas qualificado. Além da visibilidade nos melhores sites de busca, o Guia de Empresas coloca sua empresa em contato direto com futuros clientes.

  • Landing Pages

    Com as Páginas de Conversão (Landing Pages), o seu anúncio passa a ter um formato especial para converter visitantes em clientes. São páginas sem distrações e com o único objetivo de fazer com que o leitor realize uma única ação.

  • Ebooks

    Os Ebooks servem para trabalhar de uma forma mais eficiente os assuntos tratados em artigos. Isso faz com que o usuário contate a página para poder acessar aquele conteúdo.

  • Grupos de Whatsapp

    Crie grupos no Whatsapp para que você possa realizar uma oferta ou mesmo nutrir clientes com dicas e promoções.

  • Webinários

    São transmissões ao vivo e que contam com a participação de usuários. Para participar do evento online é preciso realizar um cadastro.

  • Ofertas

    Atraia mais clientes criando promoções e ofertas exclusivas para seu público alvo.   

  • Sorteios

    Um sistema de sorteio é uma excelente forma de atrair leads, embora possa atrair muitos leads desqualificados (oportunistas) sempre há opções de negócios.

  • Sistema de Fidelidade

    Além de atrair leads, é importante manter os clientes satisfeito e comprando de forma recorrente, um sistema de fidelidade te ajudará nesta missão.

  • Anúncios Pagos (Facebook, Linkedin, Google etc)

    Hoje o esforço de tempo é enorme para se conseguir leads de forma orgânica, por isso reserve um orçamento mesmo que baixo para anunciar nas redes sociais como Facebook, Instagram, Linkedin e também no Google Ads e Youtube.

  • Indicação

    Quer leads qualificados? Peça indicação, a propaganda boca-a-boca sempre será a de maior qualidade em qualquer momento do marketing.


Conclusão

A ideia neste conteúdo foi mostrar como é importante ter leads qualificados. Porque não basta somente atrair visitantes, mas também é preciso captar interesse, mobilizar atenção, criar autoridade e reforçar laços com eles.

Por isso, é preciso estar sempre atualizado nesse mundo que se reinventa a cada dia, utilizando as melhores ferramentas e recursos.