Quer mais clientes?

A técnica usada pelos grandes empreendedores para faturar milhões na internet

A técnica tem nome: Inbound Marketing, que traduzido tem a definição de Marketing de atração, é uma ferramenta utilizada por muitos empreendedores e gestores empresarias com o intuito de conhecer melhor o público alvo, assim como, criar um relacionamento consolidado. É importante atentar-se e entender melhor as etapas do Inbound Marketing para não as confundir com as fases do funil de vendas.

Trouxemos esse conteúdo para te explicar de uma vez por todas como acontece o Inbound Marketing, e como você pode começar implementando na sua empresa, mesmo sendo uma pequena empresa ou profissional liberal.

Primeiro, é preciso entender que o Inbound é aplicado por meio de conteúdos personalizados e próprios para cada consumidor de acordo com a etapa em que esse se encontra no funil. Então o ponto principal é saber que o relacionamento com seu consumidor acontecerá por meio de conteúdos, tornando as ações mais efetivas e assertivas.

Outro ponto importante é entender que tudo precisa acontecer de forma natural e sutil, então a atração não pode interromper o seu consumidor, não é marketing de conteúdo, é INBOUND MARKETING, por isso, toda a estratégia de conteúdo deve fazer parte da programação principal.

Nessa metodologia, o cliente sempre é o foco da ação, por isso, também é importante ter em mente que nessa estratégia quem procura a empresa é o cliente, e então ele entra no funil de Inbound.

As etapas de Inbound Marketing são divididas entre: Atrair, Converter, Vender e Fidelizar. Cada uma das fases são ideias para um tipo de estratégia e um tipo de cliente, por isso, é importante conhecer bem a sua audiência.

ATRAIR

Para começar o mais importante é atrair leads (potenciais clientes)! Nessa etapa o foco é procurar pessoas que se interessem pelo seu produto ou serviço, mas é fundamental que esse público seja qualificado.  E para isso, o seu empenho precisa ser em produzir um conteúdo assertivo e válido de atenção, e consequentemente, atrair pessoas que se interessam de fato pelo que você oferece.

Nessa primeira fase é importante expor soluções perfeitas para o público. Empresa relevante é aquela que entende as necessidades dos consumidores, e apresenta soluções por meio de conteúdos de valor. Então ao invés de procurar por clientes, produza e deixe com que eles cheguem até a sua empresa.

Implementando e colocando na prática essa primeira fase é necessário saber por onde começar, é possível atrair cliente por meio de: Redes Sociais, Email Marketing, ebooks, e o mais comum que é o blog.

Blog: É preciso ter uma página de destino para atrair o seu cliente, por isso, o mais comum são os blogs corporativos. Para começar é necessário escolher uma plataforma que seja possível escrever, mensurar acessos, e principalmente, permita o compartilhamento nas redes sociais.

Faça um planejamento baseado em toda a sua estratégia de Inbound, e crie conteúdos de valor afim de criar um relacionamento e engajamento com o público.

DICA: Conheça a ferramenta de blog inclusa na divulgação no Guia Taubaté disponibilizadas para clientes, com acesso a número de visualizações, cliques, leads, e no formato para o compartilhamento em redes sociais. É o software ideal para empresas começarem a produzir o blog corporativo! Escreva e mensure os resultados em um só lugar, quer conhecer mais? Clique aqui!

Uma vez criado o conteúdo, agora chegou a hora de distribuir, que significa entregar o conteúdo (link) ao máximo de pessoas possíveis. Para isso use e abuse do Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp, E-mails etc.

O resultado é uma audiência mais engajada e familiarizada com a sua empresa, e consequentemente, mais propensa a passar para a próxima etapa de Inbound.

CONVERTER

Ok, a sua primeira fase do Inbound foi impecável e o seu visitante foi atraído, então, chegou o momento de convertê-lo em lead!

Sendo assim, você precisa dar continuidade no processo, captando o contato desse visitante para iniciar um relacionamento com o mesmo. Cada etapa  completa a outra, por isso, é importante um planejamento geral e atento a cada fase.

Esse é o momento estratégico do Inbound Marketing, pois é preciso ser sútil e eficaz para a captação das informações, se o visitante já está no seu site ou blog, não permita que ele saia sem deixar nada.

Caso o seu possível lead vá embora sem compartilhar as suas informações, você já o perdeu e ele não avançará para as próximas etapas.

Então vale uma atenção especial para pensar no que você pode oferecer para o visitante em troca das suas informações (nome, telefone e e-mail). É uma simples moeda de troca então vale tudo, mas é claro, tudo que tenha algum benefício para o seu possível cliente.

Landing Pages: Existem muitas formas de converter um visitante em lead, a mais comum é por meio das Landing Pages, que basicamente são páginas que têm como objetivo a conversão.

Quando o assunto é converter, as Landing Pages são indispensáveis, pois são criadas de maneira a convencer o usuário a realizar a ação do cadastro, por isso é a ferramenta ideal e mais utilizada nessa etapa do Inbound.

Para que tudo aconteça de forma natural, inclua Landing Pages no seu blog, direcionando o seu visitante para a página de cadastro, para que então ele tenha acesso ao que está sendo ofertado. Nessa próxima página, estará o formulário para a coleta das informações que irão te ajudar na conversão, sendo a parte final para que o possível lead consiga o que foi prometido.

Ainda em se falando de conversão, nessa etapa também é bem comum o uso de Call to Action ou CTA, que inseridas de maneira criativa no texto ajudam de forma relevante a converter os visitantes.

DICA: Use a ferramenta de Landing Pages do Guia Taubaté que além de simples, já disponibiliza o recurso para incluir as Landing Pages no artigos do Blog. Conheça mais clicando aqui!

VENDER

Depois de atrair e converter os visitantes em lead é o momento de tornar todo o processo uma oportunidade para a sua empresa.

Mesmo no processo de vendas a abordagem no Inbound também é diferente, ainda nessa fase é preciso garantir que o cliente terá boas experiências para que a venda seja concluída, e como ele é o foco de todo o processo é mais fácil de saber o momento exato para oferecer de fato o produto ou serviço.

Ainda assim, para ser algo sutil e sem pressão é necessário que a venda seja consultiva, que agregue valor ao novo cliente. É fundamental continuar oferecendo conteúdos, informações, ajudando com as dúvidas, mesmo no momento da compra.

Nesse momento, é necessário que toda a equipe tenha em mente em que etapa está cada cliente e se mantenha organizada com todas as informações, até porque nessa fase o setor de vendas entra em ação.

E para facilitar esse processo existem ferramentas, como o CRM que automatizam e tornam essa troca de informações mais tranquila, e nada melhor do que um CRM para manter a comunicação limpa e clara em todo o canal.

CRM: É um software muito utilizado para organizar todas as informações e históricos de todo contato entre cliente e empresa, com a intenção de deixar todos os setores cientes dos processos.

No caso do Inbound Marketing, na etapa da venda o CRM é fundamental para a abordagem certa com o cliente, e assim, prosseguir com o mesmo para a próxima etapa.

Existem diversas ferramentas de CRM disponíveis no mercado, o Guia Taubaté oferece um software completo com interações e métricas, conheça mais clicando AQUI!

FIDELIZAR

Engana-se quem pensa que acabou, agora talvez seja a etapa mais desafiadora de todo o seu processo de Inbound, você está diante de uma pequena chance de tornar esse cliente o advogado da sua marca.

A fase de encantamento é indispensável para tornar esse lead engajado com a sua empresa, fazendo com que ele compre mais, recomende os seus produtos ou serviços e se torne fiel, não caindo no papo da concorrência.

Você nutriu seu cliente desde visitante até aqui, o pós venda também é um processo e é ele que fará com que seu mais novo aliado fique, e o melhor, promova a sua marca! E sabemos que não existe marketing mais eficaz no mundo do que o boca a boca, né?

Nada como comprar algo recomendado por alguém que conhecemos, por isso é o momento de planejar estratégias de relacionamento e conquistar cada vez mais clientes.

Para entender melhor como nutrir e fidelizar os seus clientes, temos um artigo pronto para te ajudar, acesse clicando aqui!

Não perca tempo e nem mais clientes, aplique o Inbound Marketing na sua empresa e comece a colocar em prática tudo o que você aprendeu aqui!

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