Marketing digital para empresas locais e profissionais liberais - Blog do Guia Taubaté - Guia de Empresas, Notícias, Agenda e muito mais

Marketing digital para empresas locais e profissionais liberais

O período é de transformação no mundo e ficar esperando parado até que algo aconteça já saiu de moda há muito tempo. Com a aproximação iminente do que muitos chamam como “Revolução Tecnológica 4.0”, torna-se mais do que obrigação adotarmos novas ferramentas e tecnologias para garantirmos sucesso em nossos empreendimentos.
Publicado em 21 de Julho de 2022
Imagem Marketing digital para empresas locais e profissionais liberais

O período é de transformação no mundo e ficar esperando parado até que algo aconteça já saiu de moda há muito tempo. Com a aproximação iminente do que muitos chamam como “Revolução Tecnológica 4.0”, torna-se mais do que obrigação adotarmos novas ferramentas e tecnologias para garantirmos sucesso em nossos empreendimentos.

Neste contexto que aparece o Marketing Digital, um conjunto de estratégias cada dia mais utilizado por empresas, que será detalhado ao longo desse texto.

Explicando o Marketing Digital

Uma das primeiras dúvidas que surgem ao se deparar com o termo é o porquê desvencilhamos o Marketing Digital do marketing tradicional, que muitos conhecem há anos.

Vamos lá: enquanto o marketing tradicional e outras modalidades são somente aplicadas a negócios de grande porte ou empresas consolidadas, o Marketing Digital é popular e acessível, podendo ser realizado por qualquer tipo de negócio, independentemente da verba para investimento.

Mas como podemos definir mais concretamente o que é Marketing Digital? O termo corresponde a um conjunto de estratégias, com o objetivo de gerar resultados tanto na esfera física, como na esfera virtual.

Esqueça a ideia – caso já tenha pensado assim – que Marketing Digital se resume a outras ferramentas, como o Google Ads (antigo AdWords) ou Facebook Ads.

Utilizando a tecnologia para promover seus negócios

O Marketing Digital ganhou popularidade à medida que as pessoas passaram a utilizar mais ferramentas digitais no processo de compra.

Antes, a maior parte das informações sobre produtos e serviços se limitava ao poder de quem vendia, ao oferecer soluções para tais, como o uso de  vendedores que “vestiam a camisa” da empresa e influenciavam na hora da compra.

Na atualidade, a internet permite uma maior independência do cliente, que realiza até 60% do processo de compra, antes de entrar em contato com o vendedor.

Mas como podemos enxergar a funcionalidade do Marketing Digital? Na busca por novas oportunidades e na divulgação de seus produtos, as empresas utilizam essa ferramenta, que conta com diversas frentes de atuação, como redes sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo, entre outras, aumentando o ‘leque’ de possibilidades e influenciando no processo de compra dos consumidores.

Estratégias de Marketing Digital para resultados positivos

O Marketing Digital conta com um leque grande de técnicas e estratégias para aplicação, mas algumas se sobressaem pela assertividade na busca por resultados positivos, como anúncios em Guia de Empresas inteligentes, em redes sociais, além do Google e Youtube.

Vamos explorar um pouco essas técnicas e estratégias, detalhando melhor como o Marketing Digital é utilizado, por exemplo, nas redes sociais:

Assim como é importante adotar estratégias para estar atualizado e competitivo no mercado, é necessário saber como e onde os clientes buscam suas compras. Com o número de pessoas presentes em mídias sociais aumentando a cada dia (no Facebook existem aproximadamente 1,6 bilhão de usuários), as redes passam a ser um importante canal de comunicação entre empresas e os seus consumidores.

Após definir em quais mídias sociais a sua empresa vai estar presente e qual o público-alvo, o próximo passo a ser dado é saber como utilizar as redes sociais em sua estratégia de Marketing Digital.

Uma boa forma de atrair visitantes para seu site, por exemplo, é divulgando conteúdos de qualidade, com a possibilidade de que o mesmo seja compartilhado. Com a sua página contendo as postagens, você pode direcionar o seu tráfego para páginas de conteúdo, como blog, para Landing Pages e para ofertas específicas.

Outra forma é interagindo com os usuários por meio de fóruns e geração de ideias. Isso permite que o contato com o público seja menos robótico, aumentando a oportunidade de divulgar materiais para reforçar as informações da postagem.

Mesmo com as facilidades apresentadas pelas redes sociais, é importante sempre acompanhá-las com a finalidade de entender os horários e os métodos que estão ou não funcionando. Mídias como Facebook e o Twitter são algumas das que contam com ferramentas capazes de contribuir para análise de estatísticas.

Vantagens conquistadas por meio do Marketing Digital

Você lembra que no começo desse texto destacamos a diferença entre Marketing Digital do marketing tradicional? Agora que você já sabe um pouco mais sobre o conjunto de estratégias e algumas de suas ferramentas, vamos descobrir vantagens de um sobre o outro.

1. DIRECIONAMENTO DE PÚBLICO-ALVO

Enquanto o marketing convencional não permite saber para qual audiência você está direcionando sua estratégia, com o Marketing Digital o nível de segmentação se torna mais preciso.

Isso acontece porque na internet você consegue monitorar a atividade dos usuários, como hábitos de consumo, suas preferências e gostos pessoas, além da trajetória profissional. Assim, torna-se possível segmentar de forma bem específica para quem você quer anunciar um produto, conteúdo ou serviço.

2. MENOR CUSTO

O marketing tradicional, ao atingir seu ápice, acabou tendo um alto custo para quem o utilizava. Eram anúncios de televisão, rádio e mídia impressa, que dificultavam não só a forma de “medir” o retorno, mas também pelo valor final.

Com o Marketing Digital, as estratégias se encontram na internet, possuem preços acessíveis e permitem um maior controle sobre o direcionamento do investimento.

3. FACILIDADE PARA COLOCAR EM PRÁTICA

Antes da internet, o acesso a alguma pessoa ou informação levava muitas horas e, dependendo do caso, até dias, além de ter um alto custo. Com o avanço da tecnologia, em poucos segundos você consegue dados e informações sobre aquilo que procura.

Nesta vantagem que também aparece o Marketing Digital: com um computador e acesso à internet, qualquer pessoa pode implementar técnicas e estratégias digitais em seu negócio.

4. MONITORAMENTO

Como já destacado no item de número “2”, a pessoa que utiliza o Marketing Digital monitora com mais facilidade os resultados das ações implementadas.

Enquanto antes, com o marketing tradicional, as pessoas não conseguiam “medir” o tamanho do investimento feito (anúncio na televisão, por exemplo), com o Marketing Digital elas sabem exatamente o que está dando retorno ou não.