Quer mais clientes?

Quer fidelizar clientes? Confira táticas e estratégias para não perder clientes nessa crise

Em tempos de crise, como a do novo coronavírus, as pequenas e médias empresas são as principais afetadas e saem em maior desvantagem econômica no mercado. Tentando driblar essa situação e diminuir o baque, muitos comerciantes viram-se obrigados a readaptar o modelo de negócios, e até mesmo, de vendas.

Observando e procurando entender um pouco mais o mercado e os seus atuantes, foi possível constatar que a motivação principal é tentar não perder os clientes já existentes. E para isso, é de conhecimento de muitos a importância da implementação de táticas e estratégias de fidelização. Se você fugiu disso, agora não tem mais saída!

Os afetados pela crise atual não são somente comerciantes, todos os setores e segmentos de mercado sentiram o peso dessa fase. Então como mostrar para os seus clientes que você e sua empresa são importantes? Ou melhor ainda, como deixar claro para o seu consumidor que a relação dele com a sua empresa é mais do que simples compra e venda, e sim, uma parceria? Ou ainda pensando por outro lado, como não perder o seu cliente para aquela loja que vende mais barato? Simples! Criando um relacionamento.

Implemente e pratique na sua empresa a arte de fidelizar, Lívia Melo (Consultora do Sebrae) ressalta a importância do Marketing da Gratidão, sendo uma excelente estratégia para nutrir e conquistar clientes durante a crise. O objetivo é, além de nutrir, criar um relacionamento baseado na empatia, tudo isso de uma maneira bem simples: melhorando a comunicação com os consumidores.

Não sabe por onde começar? Crie uma força tarefa com a sua equipe, mude a estratégia, foque em treinar os seus profissionais para o atendimento online, lembrando que o objetivo agora, mais do que nunca, é a nutrição. Nesse momento, além de vender, é mais do que importante, manter os clientes já existentes. Melhor pingar do que faltar, ne?

Pensando nisso, trouxemos algumas táticas e estratégias complementares para ajudar você e a sua empresa a controlar melhor os seus clientes, e criar um atendimento otimizado e personalizado, tornando a parceria mais consolidada e duradoura. Vamos lá?

OFERTAS

Clássicas. Eficazes e Assertivas!

As ofertas não saem de moda e são pontos fortíssimos no processo de compra e fidelização de clientes. Dar descontos ou até mesmo cupons são armas poderosíssimas para vender mais e não perder o seu cliente para a concorrência.

Vale ressaltar que toda oferta oferecida precisa ser decidida com um planejamento, cronograma e consciência. A intenção é lucrar e não falir, certo?

Um ponto importante é conseguir mensurar e analisar os dados da oferta, como quantas pessoas já visualizaram, compraram ou se existem novos clientes que descobriram a sua empresa por meio das ofertas. Para isso é recomendável o uso de softwares para maior controle, e os clientes do Guia Taubaté dispõe de uma plataforma completa para a criação e controle de ofertas e leads.

Então, aposte em ofertas semanais, mensais, ofertas relâmpagos (duração de poucos dias) e até mesmo, ofertas por indicação, o importante é planejar, aplicar e metrificar!

BLOG

Prático, Simples e Vantajoso!

Assim como o blog é uma ferramenta importante para a atração de novos clientes, também tem função imprescindível para a nutrir e encantar o seu público, por meio do compartilhamento de conteúdo de valor.

Além de ajudar na indexação, ter um blog corporativo e postar diariamente ajudam a nutrir o seu cliente, ganhar mais credibilidade, e é claro, ajudar no processo de decisão de compra do cliente.

Também existem plataformas que ajudam a produzir e metrificar os textos e conteúdos. O painel do Guia Taubaté oferece uma ferramenta completa para a produção e controle de acessos do seu blog, assim como, também possui um formato ideal para o compartilhamento do artigo nas redes sociais.

É muito fácil manter o seu público engajado!

REDES SOCIAIS

Moderninha. Ágil e Ativa!

Extremamente popular em diversos meios, públicos, faixa etária e segmentos, as redes sociais transformaram por completo a maneira como as pessoas interagem entre si, e consequentemente, a interação entre usuário e empresa. O aumento do número de dispositivos móveis é diretamente ligado ao crescimento das redes sociais e a facilidade de comunicação possibilitada por ela, então se você quer falar com o seu cliente, o lugar é esse!

Descubra em qual das diversas redes sociais o seu público está e interaja com ele! Se você vai responder, retweetar, compartilhar ou curtir não importa, tenha em mente os hábitos do seu consumidor, se comunique de maneira que ele te entenda e, principalmente, ouça as suas dores e ofereça soluções!

Ah, e claro… poste conteúdo e gere interações.

Não cometa o erro de deixar o seu internauta no vácuo, muito menos em não resolver algum problema mencionado por ele em algum comentário ou no seu direct. Assim como as redes sociais tem um grito alto e atingem milhares de pessoas, as críticas também voam na mesma proporção.  É preciso atenção a isso, uma avaliação ruim pode acabar com o nome e todo o seu empreendimento.

Então a presença de empresas nas redes sociais é obrigatória, já que o seu público também está lá, certo?

Se você não sabe por onde começar, aí vai a dica: crie campanhas com públicos específicos para disponibilizar conteúdos ou mesmo que praticar o Marketing da Gratidão com os seus leads! Quer saber como criar públicos de campanhas no Facebook? Corre aqui, temos uma aula rápida pra te ensinar

Agora não tem mais desculpas! É só praticar!! 

CRM

Novo. Incompreendido e Fantástico!

Já ficou claro que acompanhar os clientes após o primeiro contato é fundamental, e se existe uma plataforma para você cadastrar e controlar todo o seu contato com os clientes? Prazer, te apresento o CRM, que nada mais é do que uma ferramenta para gestão do relacionamento com o cliente. O software visa otimizar e automatizar todo o processo de contato entre a sua empresa e o seu consumidor, agindo como uma agenda, com todas as informações valiosas sobre o cada contato e interação do cliente com a sua empresa.

Facilitando a criação de estratégias e ajudando a criar uma base de dados o CRM mantém todas as informações integradas em um só lugar, permitindo atendimentos mais personalizados e satisfatórios para o usuário.

Existem diversos softwares de CRM no mercado, no Guia Taubaté, os usuários do plano PRO dispõem de um completo CRM integrado ao anúncio e as ferramentas (oferta, artigos e landing page), permitido um atendimento e uma gestão mais eficazes.

Com a plataforma do Guia Taubaté você encontra todas as ferramentas acima em um só lugar, ou seja, você pode produzir, compartilhar e metrificar tudo pelo software. Incrível né? Conheça a plataforma da Conta Empresa e comece a nutrir os seus clientes o mais rápido possível, e claro, expandir ainda mais a sua audiência.

No meio do olho do furacão pode não parecer, mas vai ter fim! Por isso, esteja preparado para o fim dessa crise e com os seus fiéis clientes ao seu lado. Muitas lições são tiradas da crise, e é essa é mais uma delas!